×

Empregos das mulheres poderão ser mais afetados por IA, diz OIT

Interesse por busca por inteligência artificial aumenta em meio à mania da tecnologia


Uma mão robô ou ciborgue (iStock / iStock)



A inteligência artificial generativa provavelmente não substituirá os humanos na maioria dos empregos. Mas as mulheres são as mais prejudicadas pela automação de empregos da IA, de acordo com um estudo recente publicado por uma agência das Nações Unidas.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) das Nações Unidas publicou um estudo este mês que sugere que a maioria das indústrias “está apenas parcialmente exposta à automação” e provavelmente será complementada por IA generativa em vez de IA assumindo completamente os empregos.

O que é IA generativa?

A IA generativa é definida como plataformas de IA que podem gerar texto ou imagens, como o chatbot da OpenAI que pode imitar a conversa humana, o ChatGPT ou a plataforma DALL-E da OpenAI que pode criar imagens com base nos prompts do usuário.

A ansiedade se espalhou desde o lançamento de tais plataformas de IA generativas de que a tecnologia poderia acabar com empregos normalmente ocupados por humanos. Um relatório do Goldman Sachs em março, por exemplo, descobriu que a IA generativa poderia substituir e afetar 300 milhões de empregos em todo o mundo.

O estudo da OIT, no entanto, descobriu que apenas 5,5% do emprego total em países de alta renda poderia sentir os impactos da automação da IA generativa, enquanto 0,4% do emprego em nações de baixa renda poderia ser afetado pela automação da IA.

Uma mulher e estação de trabalho home office. (Getty Images / Getty Images)

OIT

Organização Internacional do Trabalho

Por outro lado, o potencial de aumento é quase igual entre os países, sugerindo que, com as políticas certas em vigor, essa nova onda de transformação tecnológica pode oferecer benefícios importantes para os países em desenvolvimento


As mulheres podem ver a maior perda de emprego devido à IA generativa, de acordo com o estudo, com uma estimativa de 7,8% dos empregos ocupados por mulheres em nações de alta renda potencialmente afetados. A OIT estimou que isso significaria que cerca de 21 milhões de empregos ocupados por mulheres poderiam ser automatizados.

Entre os homens, o estudo estimou que 2,9% dos empregos em nações de alta renda poderiam ser automatizados, o que se traduz em cerca de 9 milhões de empregos.


Os efeitos potenciais da IA generativa provavelmente diferirão significativamente para homens e mulheres, conclui o estudo, com mais do que o dobro da parcela do emprego feminino potencialmente afetada pela automação. Isso se deve à super-representação das mulheres no trabalho de escritório, especialmente em países de alta e média renda

Organização Internacional do Trabalho

Texto: Emma Colton/FOXBusiness

Publicar comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial