×

Golpes no Desenrola Brasil: saiba como não cair nessa cilada

Somente é possível renegociar dívidas bancárias nos canais oficiais dos bancos, como agências, aplicativos nos celulares e pelo internet banking

Compartilhe


Importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), em parceria com o Ministério da Fazenda, lançaram recentemente uma fase do Programa Desenrola Brasil, cujo principal objetivo é reintegrar pessoas com restrição de crédito na economia.

No entanto, criminosos usam técnicas para enganar, obter informações e realizar transações fraudulentas. O cliente deve estar atento e evitar cair nesses golpes. Após formalizar o contrato, autorize o débito nas datas acordadas. Verifique o boleto antes do pagamento.

Criminosos se aproveitam para aplicar golpes através de links falsos e usando a engenharia social

A entidade entendeu que os cidadãos interessados ​​em renegociar suas dívidas no âmbito do Programa Desenrola Brasil devem procurar informações apenas nos canais oficiais dos bancos participantes, como agências, internet banking ou aplicativos bancários. Se optarem por usar o internet banking, é fundamental que digitem remotamente o endereço da instituição financeira.

Dicas sobre como distinguir sites legítimos de falsos para evitar golpes

“É de extrema importância que o cliente evite clicar em links recebidos por meio de aplicativos de mensagens, redes sociais ou links patrocinados em troca de busca. É necessário que o próprio cliente entre em contato com o seu banco. Além disso, recomendamos cautela em relação a propostas que solicitam o envio de valores para garantir melhores condições de renegociação das dívidas. Reforçamos que a renegociação só é possível pelos canais oficiais dos bancos”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

A Federação alerta para entrar em contato com o banco em caso de suspeitas. Após formalizar o contrato de renegociação, o cliente pode autorizar o débito nas datas acordadas. Verifique o boleto antes do pagamento.

A Febraban também enfatiza que a entidade não envia qualquer tipo de comunicação para renegociar dívidas por meio do Desenrola Brasil. Caso o cliente receba qualquer mensagem com o logotipo da entidade e/ou de bancos, ele deve descartá-la imediatamente e entrar em contato apenas pelos canais oficiais da instituição financeira, como agência, internet banking e aplicativo bancário.

Fonte: Febraban

Publicar comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial