Golpes no Desenrola Brasil: saiba como não cair nessa cilada
Somente é possível renegociar dívidas bancárias nos canais oficiais dos bancos, como agências, aplicativos nos celulares e pelo internet banking
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A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), em parceria com o Ministério da Fazenda, lançaram recentemente uma fase do Programa Desenrola Brasil, cujo principal objetivo é reintegrar pessoas com restrição de crédito na economia.
No entanto, criminosos usam técnicas para enganar, obter informações e realizar transações fraudulentas. O cliente deve estar atento e evitar cair nesses golpes. Após formalizar o contrato, autorize o débito nas datas acordadas. Verifique o boleto antes do pagamento.
Criminosos se aproveitam para aplicar golpes através de links falsos e usando a engenharia social
A entidade entendeu que os cidadãos interessados em renegociar suas dívidas no âmbito do Programa Desenrola Brasil devem procurar informações apenas nos canais oficiais dos bancos participantes, como agências, internet banking ou aplicativos bancários. Se optarem por usar o internet banking, é fundamental que digitem remotamente o endereço da instituição financeira.
Dicas sobre como distinguir sites legítimos de falsos para evitar golpes
“É de extrema importância que o cliente evite clicar em links recebidos por meio de aplicativos de mensagens, redes sociais ou links patrocinados em troca de busca. É necessário que o próprio cliente entre em contato com o seu banco. Além disso, recomendamos cautela em relação a propostas que solicitam o envio de valores para garantir melhores condições de renegociação das dívidas. Reforçamos que a renegociação só é possível pelos canais oficiais dos bancos”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.
A Federação alerta para entrar em contato com o banco em caso de suspeitas. Após formalizar o contrato de renegociação, o cliente pode autorizar o débito nas datas acordadas. Verifique o boleto antes do pagamento.
A Febraban também enfatiza que a entidade não envia qualquer tipo de comunicação para renegociar dívidas por meio do Desenrola Brasil. Caso o cliente receba qualquer mensagem com o logotipo da entidade e/ou de bancos, ele deve descartá-la imediatamente e entrar em contato apenas pelos canais oficiais da instituição financeira, como agência, internet banking e aplicativo bancário.
Fonte: Febraban
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