×

“Proposta de acordo não atende aos anseios dos países da América Latina”, diz Lula

Lula criticou a proposta da UE no acordo de livre comércio com o Mercosul, que prevê punições para o descumprimento do Acordo de Paris, tratado sobre mudanças climáticas de 2015.

Lula disse que, portanto, esta proposta de acordo não atende aos anseios dos países da América Latina, como o Brasil, que desejam recuperar sua capacidade de industrialização.

O Brasil já teve um Produto Interno Bruto (PIB) industrial de 30%, hoje o PIB é apenas 10%”, afirmou.

“Ele acrescentou que considera a carta adicional enviada pela União Europeia ao Mercosul inaceitável […], e afirmou que os países ricos não cumpriram o Acordo de Paris, ou seja, eles não cumpriram o Protocolo de Kyoto, nem a decisão de Copenhague.

Agenda lotada

Em Paris, Lula encontrará Emmanuel Macron e discutirá a resolução da Assembleia Nacional da França contra a ratificação do acordo Mercosul-UE.

Lula destacou a firmeza da França na proteção de seus interesses agrícolas e afirmou o direito dos demais países em proteger seus agricultores.

Assim, ele defende que é preciso abandonar o perfeccionismo e o protecionismo para construir um acordo que beneficie a União Europeia e América do Sul.

“Ele também defendeu alterações em pontos do acordo de livre comércio sobre compras governamentais.”

O acordo Mercosul-UE, conquistado em 2019 após duas décadas de progresso, requer ratificação parlamentar em todos os países dos blocos para ser efetivado.

3 comentários

Publicar comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial