×

‘Maquininhas’ endividaram a população, segundo Febraban em nota

Estudo publicada desaprova sistema de antecipação dos recebíveis trazendo alto endividamento das famílias


Atividade comercial se tornou dependente das maquininhas para uso nas vendas da modalidade crédito



Em nota publicada no dia 04/09/2023 a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) apresentou um estudo, onde culpa as ‘maquininhas’ de cartão por viciarem o sistema e trazerem o endividamento da população.

Segundo a entidade a premissa de antecipação de recebíveis por parte dos comerciantes permitiu as operadoras independentes estabelecer uma política de juros fora do normal.


As maquininhas independentes tornaram parcela relevante do varejo dependente da antecipação de recebíveis. É um modelo totalmente artificial que estimula compras pelas famílias com prazo longo de financiamento, para sufocar os lojistas com taxas altíssimas de descontos.

Federação Brasileira de bancos

Na mesma nota esclarece a posição dos bancos em relação ao novo formato de juros no rotativo que vem sendo discutido na Câmara dos Deputados em caráter de urgência essa semana, abre aspas.


Quero deixar muito claro que os bancos não defendem o fim do parcelado sem juros. O que defendemos é um reequilíbrio da dinâmica do cartão de crédito para, de um lado, termos um redesenho do rotativo e, de outro, um aprimoramento das compras parceladas.

FEBRABAN

Clique aqui para acessar o estudo na íntegra da Febraban

Publicar comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial