×

Inscrições abertas para Concurso Público Nacional Unificado do Governo Federal

Concurso Unificado oferece 6.640 para diferentes cargos de 21 órgãos do Poder Executivo Federal

Nesta sexta-feira, 19 de janeiro iniciaram as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado do Governo Federal, que visa o provimento de vagas e formação de cadastro reserva em cargos de nível superior. Com a proposta de fortalecer a atuação do serviço público e promover a inovação em diversas áreas.

Ao todo, o Concurso Unificado oferece 6.640 para diferentes cargos de 21 órgãos do Poder Executivo Federal. Essas oportunidades estão agrupadas em oito blocos temáticos, que representam as áreas de políticas públicas brasileiras.

O certame representa uma oportunidade única para profissionais que desejam ingressar no serviço público federal, contribuindo para a inovação e melhoria dos serviços prestados à população. Com um processo seletivo transparente e criterioso, o concurso busca selecionar os melhores talentos para integrar os quadros do governo, fortalecendo a atuação do serviço público em diversas áreas estratégicas.

DIVISÃO DAS VAGAS POR BLOCO:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias – 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação – 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas – 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor – 971 vagas;
  • Bloco 5- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação – 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública – 1.748 vagas; e
  • Bloco 8 – Nível Intermediário – 692 vagas.

REQUISITOS E INSCRIÇÕES

Antes de se inscrever, os candidatos devem atender a todos os requisitos exigidos para cada cargo, conforme estabelecido no edital. A inscrição é realizada exclusivamente via internet, no período de 19/01/2024 a 09/02/2024, por meio do sistema eletrônico disponível na página do Concurso Público Nacional Unificado. É imprescindível que o candidato possua CPF e conta no GOV.BR para efetuar a inscrição.

A taxa de inscrição será no valor de R$60 para cargos de nível médio e R$90 para cargos de nível superior. O pagamento ocorrerá por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU).

Haverá a isenção da taxa de inscrição, mas para os candidatos que se enquadrarem em uma das seguintes situações:

  • inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico);
  • doadores de medula óssea;
  • seja ou tenha sido bolsista do ProUni; e
  • seja ou tenha sido financiado pelo Fies.

Os pedidos de isenção poderão ser feitos de 19 a 26 de janeiro, pela página do Concurso Público Nacional Unificado, mediante envio da documentação comprobatória.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo compreende diversas etapas, incluindo provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, prova discursiva, avaliação de títulos, entre outras, de acordo com as especificidades de cada cargo. Os candidatos serão classificados por órgão/cargo/especialidade de acordo com os valores decrescentes da Nota Final Ponderada do Concurso Público.

REVISÃO E RECURSOS

Os candidatos terão a oportunidade de solicitar revisão da pontuação da Prova de Títulos, seguindo as orientações disponíveis na página do Concurso Público Nacional Unificado. As decisões dos pedidos de revisão serão divulgadas coletivamente, e a banca examinadora constitui última instância para recurso ou revisão, sendo soberana em suas decisões.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os Atos, Editais e Comunicados referentes ao concurso, que serão publicados no Diário Oficial da União e/ou na página do Concurso Público Nacional Unificado. Além disso, é fundamental manter o endereço atualizado para recebimento de correspondências e comunicados oficiais.

CONFIRA O EDITAL COMPLETO

Publicar comentário

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial